Sabemos que as consequências da pandemia têm sido imensuráveis para muitos empreendedores donos de salões de beleza.
Segundo a Agência Brasil, devido ao Covid-19, a perda média do faturamento de micro e pequenas empresas que prestam serviço para beleza, como salões, barbearias, ateliês e estúdios de maquiagem, de salões de beleza foi de 57%.
Por conta de tantos impactos é necessário que donos de salão adaptem o modelo de negócios e façam mudanças nas estratégias de vendas, marketing e até mesmo passem a incluir serviços diferenciados. Quer saber como se reinventar nessa pandemia? Continue a leitura.
5 Dicas para negócios de beleza enfrentarem a crise COVID-19 e se reinventar
O segmento da beleza é uma das áreas mais sensíveis à crise provocada pela pandemia do novo Coronavírus. Por isso, ter diferenciais na hora do atendimento ao cliente é de suma importância.
É importante lembrar que muitos clientes de salão de beleza ainda têm medo de ir ao salão, por isso, é imprescindível que todo salão de beleza siga cuidadosamente os protocolos de limpeza e cuidados, readequar o espaço e até mesmo a agenda para o novo atendimento.
Vender produtos no salão de beleza é uma prática comum e pode elevar os ganhos e agregar valor ao seu negócio. Cosméticos e maquiagem sem dúvida são os produtos que mais geram lucro. Portanto, vale a pena comprar maquiagem para revender no salão de beleza! Isso porque a margem de lucro pode ultrapassar facilmente os 100%.
Mas antes de começar a revender maquiagem é importante primeiro conhecer bem os seus produtos.
Listamos aqui cinco dicas que podem ser aplicadas ao seu salão de beleza e que poderão te ajudar a se reinventar na pandemia. Confira.
1. Conheça melhor o perfil de quem procura o seu salão.
Conhecer o público do salão de beleza é fundamental para entender quais são os produtos de maquiagem que mais agradam e mais atende seu público. Além disso, conhecer seu público te ajuda a definir que produto comprar, como divulgar e como atender de forma a estabelecer comunicação assertiva com o cliente.
2. Defina os produtos de maquiagem que vai vender
Ter uma variedade de produtos de maquiagem para revender pode ser um tiro no pé. Sim! Ao conhecer seu público você conhecerá quais são as demandas de sua clientela podendo investir nos produtos com maior saída. Ou seja, menos prejuízo já que vai escolher o que de fato suas clientes procuram.
Se você quer conhecer quais são os produtos de maquiagem de fácil revenda, acesse este artigo.
3. Divulgue nas redes sociais
Se seu objetivo é gerar conversão e fidelizar clientes, é hora de usar a rede social para se comunicar com os clientes. Quando você identifica as necessidades do cliente você consegue criar estratégias para proporcionar uma experiência única ao cliente. Lembre-se que cada cliente é único, portanto a perspectiva do cliente sobre seu posicionamento nas redes sociais importa.
Adote as ferramentas gratuitas e disponíveis como Whatsapp, TikTok, Instagram, Facebook, Telegram. Vale até criar alguns vídeos no Youtube com dicas de como se cuidar em casa nessa pandemia. Mas, lembre-se de conhecer seu público para usar a rede social correta. Esse tipo de estratégia ajuda a ativar a campanha de vendas dos serviços do salão de beleza e mantém a sua empresa na mente dos clientes.
Confira aqui 3 dicas para conseguir mais seguidores para sua loja de maquiagem.
4. Conheça bem os produtos que você revende
Conheça os produtos que você vende no salão, pois isso além de persuadir o cliente a comprar o produto, cria confiança para usar o produto.
Além disso, estamos vivendo em uma economia de experiência do cliente e é por isso que não apenas o que você vende é importante como a experiência que seu cliente tem com você ou sua empresa se torna seu produto! Conhecer os produtos ajuda a responder às incertezas e contestações dos consumidores eliminando objeções, e mais uma vez, gerando confiança e agregando valor ao seu serviço.
Segundo o relatório SalesForce 80% dos clientes consideram que a experiência de compra que uma empresa oferece é tão importante quanto seus produtos e serviços.
É por isso que, você deve ter em mente a importância de criar uma experiência de alto valor e satisfatória para o cliente do seu salão de beleza.
5. Aproveite para reorganizar o planejamento do seu salão de beleza
Caso seja necessário, corte ou suspenda certos gastos, avalie o estoque de produtos.
Se você observar que tem produtos no seu salão que vão vencer, crie uma promoção para atrair as clientes, usar o produto e ainda ter uma renda mesmo que seja com margem de lucro baixa.
Negocie com os fornecedores as contas, multas e dedique um tempo para fazer um bom planejamento para o próximo semestre. Coloque tudo no papel. Mas crie estratégias palpáveis e de curto e médio prazo. Tudo isso vai te ajudar a se reinventar nesse momento de crise.
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