Você sabe o que esperar do futuro do mercado de beleza? O mercado mundial sofreu forte impacto com o novo coronavírus. Desde pequenos empreendedores até grandes empresas foram afetados nos negócios, o que gerou um novo padrão de comportamento do consumidor. Porém, mesmo com tantas incertezas advindas da pandemia, os distribuidores e fornecedores do setor de maquiagem precisam estar preparados para o futuro.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), as vendas do setor de beleza e higiene pessoal cresceram 22,6% no sétimo mês de 2020, considerado bem acima do esperado.
É certo que o mundo jamais será o mesmo. Os consumidores são movidos agora por novos hábitos de consumo, que devem permanecer com uma cultura de mais reflexão. Por isso, trazemos aqui algumas informações sobre os novos hábitos gerados pela pandemia e como poderá ficar o mercado de beleza. Boa leitura!
As perspectivas para a indústria da beleza pós-Covid
A beleza pode estar nos olhos de quem vê, mas há pouco debate quando se trata da atratividade de longo prazo da indústria global da beleza, principalmente nesse momento de pandemia.
Na história das crises das últimas décadas, a indústria global da beleza não apenas cresceu como também criou gerações de consumidores fiéis. Durante a crise financeira de 2008, os gastos do setor caíram apenas ligeiramente e se recuperaram totalmente em 2010. Nada diferente do que tem ocorrido com a pandemia do Covid-19.
Por isso é importante atentar-se aos novos hábitos do consumidor e à recuperação da indústria da beleza em cada cenário, considerando dois fatores-chave: onde e como os produtos de beleza estão sendo vendidos e o que está sendo comprado pelos consumidores.
Lojas virtuais, compra pelo e-commerce: tendência que veio para ficar
Na maioria dos principais mercados da indústria da beleza, as compras na loja representaram até 85% das compras de produtos de beleza antes da crise do COVID-19, com alguma variação por subcategoria. Até mesmo a geração Y e a Geração Z (aqueles nascidos entre 1980 e 1996) fizeram cerca de 60% de suas compras nas lojas.
No entanto, com o fechamento de pontos de venda de produtos de beleza por causa do COVID-19, aproximadamente 30% do mercado da indústria da beleza foi fechado.
Segundo Sebrae “alguns padrões de consumo virtual já estavam em alta, mas a pandemia trouxe novas experiências que devem permanecer após esse período”
Mesmo as lojas físicas devem se preparar para terem uma estrutura para trabalhar de forma interligada com o consumidor digital, garantindo experiências atrativas e tão positivas e vantajosas quanto as presenciais.
A pesquisa da PwC revela que um terço dos clientes em todo o mundo abandonará uma marca amada após apenas uma experiência ruim. E 65% dos entrevistados nos Estados Unidos disseram que uma experiência positiva é mais persuasiva do que a melhor da publicidade.
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Aprenda como oferecer uma experiência personalizada aos clientes de e-commerce
Oferecer uma experiência personalizada aos clientes de e-commerce os tornam leais à marca. Por isso, investir nos aspectos do customer experience é fundamental.
Mas você deve está se perguntando: como melhorar a experiência ao cliente de ecommerce? O que o cliente de ecommerce deseja?
O fato é que o novo consumidor pós-Covid deseja: conveniência, consistência, velocidade, simpatia, conexão e que as empresas criem experiências melhores para seus clientes. Ou seja, que sejam uma marca humana. Para mais de 80% dos consumidores brasileiros esses fatores são essenciais, de acordo com o PwC.
Por isso, os lojistas e empreendedores de e-commerce do setor de beleza devem investir em tecnologia focado em benefícios ao cliente. Mas lembre-se que os clientes não querem necessariamente apenas um produto ou experiência personalizada para eles. Em vez disso, eles querem se sentir ouvidos, valorizados e apreciados.
Rotina de Skincare: novos hábitos da quarentena
A crise do Covid-19 mudou fundamentalmente o setor de beleza no longo prazo – e, por isso, varejistas, fornecedores e distribuidores do segmento devem se adaptar.
Isso porque a consciência de autocuidado em casa, a rotina de skincare e os rituais de beleza aumentou nesta pandemia, revelando que os consumidores estão cada vez mais atentos ao que é essencial para si mesmo e sua família.
Na China, o Alibaba informou que as vendas de cosméticos para os olhos aumentaram 150 por cento, mês a mês, durante a semana de 18 de fevereiro de 2020.
As vendas globais cresceram 6,4% no ano de 2019, de acordo com a Euromonitor International. Ao longo da pandemia do Covid-19, a tendência continuou às custas da maquiagem.
Outro ponto a destacar é que à medida que o confinamento tem se tornado mais flexível, muitos consumidores passaram a investir em produtos de maquiagem para realçar os olhos, já que o uso da máscara de proteção permanece obrigatório. Segundo o 1010data, os americanos, por exemplo, estão gastando 20% a mais em rímel do que há um ano.
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Mova-se em direção a uma experiência omnichannel
Mais e mais consumidores esperam uma experiência omnichannel fluida e simplificada. Portanto, em vez de direcionar o tráfego para um site ou canal de venda, os lojistas precisam levar seus produtos para onde quer que esteja seu público – quer estejam navegando no Instagram, no Amazon, entre outros.
As empresas de comércio eletrônico que oferecem opções de compra em sites, mídias sociais, mercados de terceiros e lojas físicas de varejo oferecem a melhor experiência ao cliente.
As empresas que se destacam no fornecimento de excelentes experiências ao cliente têm uma ferramenta de marketing de comércio eletrônico extremamente poderosa em suas mãos.
De muitas maneiras, isso pode influenciar os consumidores mais do que as campanhas publicitárias mais extravagantes. Por esse motivo, você deve usar todos os recursos à sua disposição para construir uma ótima experiência para o cliente de e-commerce.
Gostou das nossas dicas. Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de tudo que acontece no mercado de beleza. Até a próxima.