Na hora de precificar seus produtos de maquiagem é muito comum surgir dúvidas relacionadas à formação de preços competitivos.
Há quem considere apenas o preço de custo do produto, dobrando ou triplicando o valor para venda, por exemplo. E têm aqueles que apenas avaliam apenas os valores que a concorrência está oferecendo.
Você já deve saber que o preço pode ser um fator chave para o sucesso da sua empresa, não é? Por isso, na hora de determinar o preço de seus produtos de maquiagem para revenda é necessário uma boa pesquisa de mercado para verificar qual estratégia de apreçamento vai garantir melhores resultados de acordo, é claro, com os objetivos da sua empresa.
E para te auxiliar nesta tarefa, confira as três principais dicas do que não fazer em relação à precificação dos seus produtos de maquiagem. Continue a leitura.
O que é precificação?
A precificação é uma parte super importante do planejamento estratégico, pois ela permite maximizar sua capacidade produtiva e garante que o seu negócio deslanche com uma segurança maior de faturamento.
Com a precificação é possível avaliar aspectos dentro e fora da empresa, além de possibilitar que o gestor adapte o preço de seus produtos aos objetivos do negócio.
Sendo assim, a formação de preços competitivos é fundamental para o sucesso do seu negócio. A seguir confira três erros que você não pode cometer ao precificar seu produtos de maquiagem.
Confira 3 dicas para você não errar ao precificar seus produtos
Decidir quanto cobrar por seu produto requer mais reflexão do que simplesmente calcular seus custos e adicionar um mark-up. Por isso, hoje vamos te mostrar três erros que você deve evitar ao precificar seus produtos de maquiagem.
Erro 1: Precificar o produto baseado apenas nos custos
Considerar o preço de custo é uma variável fundamental para acertar o preço de seus produtos. No entanto, olhar apenas para os seus custos não é suficiente. Isso porque as pessoas avaliam também os benefícios percebidos.
Sendo assim, antes de definir um preço para seu produto, você deve saber os custos de funcionamento do seu negócio. Se o preço do seu produto não cobrir os custos, seu fluxo de caixa será negativo, e você vai exaurir seus recursos financeiros dando a possibilidade do seu negócio falir.
Erro 2: Não saber o valor do seu produto do ponto de vista do cliente
É importante destacar que a percepção de preço possui um impacto significativo na satisfação do consumidor, pois é ele que determina o desempenho nas vendas do varejo e a lealdade do cliente.
Por isso, o distribuidor ou lojista deve saber que, o quanto o cliente está disposto a pagar pelo produto tem pouco a ver com o custo e muito a ver com o quanto eles valorizam o produto ou serviço que estão comprando.
Portanto, descobrir o quanto o cliente valoriza seu produto ou serviço e definir o preço de acordo, é chamado de preço baseado em valor.
Aqui vai algumas dicas:
- Escolha um produto que seja comparável ao seu e descubra quanto o cliente paga por ele.
- Certifique-se de que o valor para o cliente seja maior do que seus custos;
- Demonstre aos clientes porque o preço será aceitável, o que inclui falar com eles;
- Se houver um mercado estabelecido, a faixa de preço atual ajudará a educá-lo sobre as expectativas de preço dos clientes.
Na precificação baseada em valor, o valor percebido para o cliente é baseado principalmente em quão bem ele é adequado às necessidades e desejos de cada cliente.
Erro 3: Basear o preço do seu produto na concorrência
Já sabemos que o custo fornece alguns dados para o processo de precificação, mas no geral é uma estratégia de precificação muito fraca. Felizmente, o preço com base no concorrente é um pouco melhor, mas como veremos também, focar apenas na concorrência não é ideal, nem saudável para seu negócio.
A precificação baseada no concorrente parte do pressuposto de que as empresas que já estão no mercado têm a resposta correta e que todas as decisões tomadas pelos concorrentes são inteligentes. Essa pode ser uma estratégia justa se apenas uma empresa determinar seu preço após levar em consideração a variedade de preços existentes.
No entanto, se uma grande parte das empresas usar essa tática, com o tempo a precificação baseada no concorrente pode fazer com que toda a indústria perca contato com a demanda. Você acabará mantendo o mesmo preço para sempre, porque o concorrente A não mudou seu preço.
Lembre-se, porém, de que é seu negócio, seu produto e sua receita que estamos falando. Cada cliente que um concorrente atende é uma oportunidade perdida para você. Então reflita: por qual motivo você permitiria que seu concorrente determinasse seu preço?
Conclusão
O fato é que a falta de controle e planejamento ocasiona situações como a precificação incorreta. E empresas que precificam de forma errada, normalmente, não conseguem ter lucro mesmo que as suas vendas, aparentemente, sejam boas.
Sendo assim, é importante definir um ponto de equilíbrio para decidir as estratégias de precificação certas e entender quais condições em diferentes preços tornarão o produto lucrativo.
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